domingo, 4 de setembro de 2011

Alisson Menezes em Cuiabá


Os ritmos do folclore


Reisado, Bumba meu boi, e os Côcos de embolada, entre outros, estão em cartaz na cidade


Martha Baptista
Da Reportagem


“A Bahia não tem só um ritmo, não é só axé”. Quem garante isso é o compositor, cantor e instrumentista baiano Alisson Menezes, que desembarcou em Cuiabá pela primeira vez para apresentar seu show “Quirelas”. Os ritmos de manifestações folclóricas como o Reisado, Bumba meu boi, e os Côcos de embolada, entre outros, vão agitar o Sesc Arsenal hoje e amanhã, às 20h.


Alisson, 36 anos, nascido em Iguaí, no interior da Bahia, e radicado em Vitória da Conquista (a cerca de 500 km de Salvador), sobe ao palco ao lado do percussionista Ferreti, que é pernambucano, mas mora na capital baiana. Juntos, formam o duo que vem mostrando pelo Brasil a força e a beleza da cultura popular nordestina, com o espetáculo “Quirelas”, baseado no CD homônimo, lançado em 2004.


Eles sempre convidam um artista local para subir ao palco e a convidada de Cuiabá é Estela Ceregatti, que vem se destacando no cenário musical mato-grossense com suas composições e interpretações.


PARCERIAS


É a primeira vez que Alisson vem a Mato Grosso, mas ele já tem uma forte ligação com o estado através de uma parceria bem sucedida com o compositor e cantor Paulo Monarco. É de Alisson a letra da música “A saber o sabor”, uma das canções mais marcantes de Monarco, e juntos eles compuseram também “Contenteza”. A propósito, Alisson pretende incluir “A saber o sabor” no repertório do show cuiabano.


Ambos se conheceram nos festivais da vida e logo descobriram uma grande sintonia. Recentemente Monarco apresentou-se ao lado de Alisson e do grupo A Catrupia para um público estimado em cerca de 10 mil pessoas na Conexão Vivo em Salvador, na mesma noite em que se apresentou a veterana Elza Soares. Logo depois o compositor e cantor mato-grossense fez um show em Vitória da Conquista (que deve bisar em breve), a convite do parceiro Alisson.


O músico baiano diz que é isso que o motiva especialmente na temporada cuiabana: “Quero dialogar, estabelecer novos contatos e criar relações com mais pessoas, encontrar novas possibilidades de parcerias.


Sou meio rede”. Alisson faz parte do núcleo de artistas que integram a Rede Motiva Vitória da Conquista e do Coletivo Suíça Bahiana. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário